segunda-feira, 23 de abril de 2012

Consumo diário de café tem volume ideal, orienta nutricionista


O alerta vem dos nutricionistas e pega em cheio grande parte da população brasileira: o consumo diário de café não deve ultrapassar os 200 mililitros por dia. Um dos hábitos mais populares nas cinco regiões do país, o cafezinho brasileiro entra na mira dos profissionais da saúde e deve ser consumido com ponderação por quem deseja ter uma boa alimentação.
A quantidade recomendada equivale a quatro xícaras de cafezinho (50 ml em média, a depender do fabricante) que, segundo a nutricionista do Hapvida Saúde, Adna Coelho, devem ser fracionadas em três momentos do dia, entre o desjejum, após o almoço e o jantar.
Quando consumida em quantidade moderada, a cafeína tem benefícios como estimular o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta de curta duração. A substância anula os efeitos da adenosina, responsável pela sensação de sono, além de aperfeiçoar a microcirculação melhorando o fluxo sanguíneo. Apesar de tanta tranquilidade, a cafeína também está associada a riscos à saúde. “O consumo de mais 250 ml de café diariamente pode causar insônia, irritabilidade, desconfortos gástricos como, gastrite e até ulcera”, alerta a nutricionista.
Outra observação feita pela nutricionista diz respeito às elevações nos níveis de colesterol e risco de doença cardíaca. Segundo a especialista, até a genética contribui para a ocorrência destas enfermidades. “Algumas pessoas que possuem alterações que reduz a degradação de cafeína no organismo, quando esta deveria ser uma substância de rápida absorção”, explica a profissional.
Informações à imprensa:
Mixmidia Assessoria de Comunicação: 84 3221-3957/ 3221-0603
Acesse www.mixmidia.com.br
Via Robson Pires
Previous Post
Next Post

About Author

0 comentários: