terça-feira, 23 de abril de 2019

Caixão cai de carro funerário no interior do RN e motorista segue rumo sem perceber incidente

Caixão cai de carro funerário no interior do RN e motorista segue rumo sem perceber incidente
Foto: via Blog Ismael Sousa
O Blog Ismael Sousa destacou na noite dessa segunda-feira(22) um caso inusitado registrado no litoral sul potiguar. De acordo com o post, um caixão caiu de um carro funerário no Piquiri, distrito de Canguaretama. De acordo com testemunhas, o incidente ocorreu após o veículo passar por um quebra-molas e a porta traseira abrir.
Segundo o Blog Ismael Sousa, o motorista não percebeu o que aconteceu e seguiu viagem deixando o caixão com o corpo para trás. Policiais do GTO foram acionados e ficaram na BR isolando o local a espera do carro da funerária.

FRUTUOSO GOMES: Prefeita Jandiara Sinara Jácome Cavalcante,( JANDA) Vai Para A Reeleição Bem Avaliada

COM MELHOR APROVAÇÃO EM TODO MANDATO, JANDIARA JÁCOME TORNA-SE A CADA DIA A MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA DO MUNICÍPIO


A prefeita Jandiara Sinara Jácome Cavalcante, tem mostrado que administrar um município, cumprindo todas as obrigações, é perfeitamente possível. Tanto é, que tem realizado um governo, que vem crescendo em popularidade e reconhecimento a cada dia.
Pesquisas mostram o quanto a gestão atual recebe o apoio dos frutuosogomenses e o desejam que o Poder Público realize. Dentro das possibilidades, a gestão Janda Jácome procura atender as reivindicações.
Mensalmente, a gestora recebe estas pesquisas de opinião pública, que auxilia a readequar o que por ventura necessite de ajustes. Além, evidentemente, de uma equipe eficaz, preparada, voltada para o trabalho em conjunto.
Na mais recente sondagem, é nítido o crescimento da aprovação governamental.
No dia de ontem, os pesquisadores aplicaram 304 questionários nas zonas rural e urbana do municípios. E dentre 10 (dez) quesitos, um destes tratou da aprovação do governo municipal. Perguntou-se:
COMO VOCÊ CLASSIFICA A ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITA DE FRUTUOSO GOMES?
ÓTIMA 38,15%
BOA 50,65%
REGULAR 9,86%
RUIM - 0,00% (Não houve citação)
PÉSSIMA - 0,63
NÃO SABE - 0,63
Diante dos dados, ver-se que 88,80% dos entrevistados, aprovam o modelo administrativo implantado no município. Enquanto que 0,63% reprovam. Um percentual adminículo, irrisório, que mostra a satisfação popular com a gestão vigente.
9,86% compreendem que a administração é regular e 0,63% não souberam ou não quiseram responder.
Pagamento em dia, seja de funcionários efetivos, comissionados, contratados e fornecedores, todos rigorosamente em dia, é uma das virtudes que elevam o percentual de aceitabilidade de qualquer gestão. Saúde, Educação, Assistência Social e Obras, trabalhando em sintonia com o bem estar de toda uma população. Não poderia ser diferente.

Fonte: RN POLITICA EM DIA

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Rogério Marinho diz que governo aceitou negociar reforma para facilitar aprovação

Rogério Marinho diz que governo aceitou negociar reforma para facilitar aprovação

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, confirmou que o governo aceitou negociar a reforma da Previdência para facilitar a aprovação do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Ele deu a declaração após reunir-se com deputados do PP, do PRB e do PSL.
“Tivemos uma primeira conversa com membros de vários partidos, que têm algumas restrições ao projeto como ele se encontra. Iniciamos um diálogo, mas não existe meio acordo. O acordo tem que ser feito por inteiro. Vamos continuar a conversar”, declarou o secretário.
Originalmente, a votação da reforma na CCJ da Câmara, que avalia se a proposta não viola a Constituição, estava prevista para essa quarta-feira (17). No entanto, a votação foi adiada para a próxima semana. Segundo Marinho, o governo e os líderes da base aliada pretendem fechar o acordo até segunda-feira (22), para votação no dia seguinte. “Se o acordo for celebrado até sexta-feira (19), ou segunda-feira (22), na terça-feira (23) a votação se dará sem obstrução e seguiremos para a comissão de mérito.”

SBT registra novo programa para Danilo Gentili e levanta boatos

SBT registra novo programa para Danilo Gentili e levanta boatos
O SBT deu entrada no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o pedido para registrar o título ‘The Sábado com Danilo Gentili’, em referência ao programa ‘The Noite’, apresentado de segunda a sexta nos fins de noite da emissora pelo humorista.
No entanto, segundo informações do colunista Flávio Ricco, do site ‘UOL’, nos bastidores registro da marca acabou levantando alguns boatos, principalmente, fora da emissora. Alguns acreditam que o talk-show poderá ser um novo projeto de Danilo Gentili no SBT ou que o ‘The Noite’ poderia começar a ser exibido também aos sábados.
A assessoria de imprensa do SBT afirmou que o registro do ‘The Sábado com Danilo Gentili’ no INPI é apenas para “proteção de marca”. O apresentador Danilo Gentili está na emissora desde 2014 e tem grande sucesso com suas entrevistas.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Whindersson Nunes passa por cirurgia em região íntima.

Whindersson Nunes passa por cirurgia em região íntima.

Whindersson Nunes tem umas das páginas no YouTube mais seguidas do Brasil. O comediante também costuma fazer shows ao redor do país e ostenta uma vida de glamour ao lado da esposa, Luisa Sonza

Hum...! Vida que se segue...! Pois é o humorista, Whindersson Nunes,  precisou se submeter a uma operação médica, nesta terça-feira (16/04). O famoso contou aos fãs nas redes sociais que realizará uma cirurgia na região anal. Depois de revelar uma depressão, o humorista comentou o caso: “Quem diria que, em meio a tanta tristeza, o que ia me fazer rir seria uma cirurgia, para vocês verem como a vida é…”Após vir a público desabafar sobre sua situação psicológica, o artista revelou que passará por um tratamento com profissionais. Por causa disso, ele dará uma pausa na carreira.

Fonte: Famosidades
Foto: reprodução/redes Sociais 

FRUTUOSO GOMES: COM RECURSOS PRÓPRIOS, GOVERNO MUNICIPAL ADQUIRE SEGUNDO VEÍCULO EM POUCOS MAIS DE DUAS SEMANAS.


Apesar da crise, a organização das contas da prefeitura de Frutuoso Gomes tem permitido algumas "regalias". No prazo aproximado de duas semanas, a gestão municipal comprou com recursos próprios, dois veículos para dar maior celeridade as ações governamentais.
Dia 31 de março, a saúde foi beneficiada com a aquisição de um veículo para dar mais conforto aos pacientes que têm necessidade de deslocar-se de Frutuoso Gomes, para tratamento e/ou consultas especializadas em outras cidades.
Hoje, a prefeitura recebeu o segundo automóvel, que será destinado ao gabinete da gestora frutosogomense.
"Mesmo passando por todo o sacrifício que as prefeituras vivenciam, a administração municipal tem conseguido economizar o suficientes para melhorar a qualidade de vida da população e de funcionários. Nosso trabalho é focado unicamente naquilo que nos é possível fazer, sem exagerar e/ou gastar o dinheiro do município no que não seja benéfico para todos. Essa forma de trabalhar, nos dar a condição de sempre oferecer mais do que planejarmos, exatamente pelo zelo como que é público", disse Janda Jácome, prefeita de Frutuoso Gomes.

Deputado Souza trabalha para ampliar apoio político em Almino Afonso/RN

Deputado Souza trabalha para ampliar apoio político em Almino Afonso/RN
Na semana passada, o Prefeito Waldneio Amorim juntamente com os vereadores Aurinilson Leão Carlos Filho (Dodó) Celinho de Edinaldo, Éder Freitas (Nenen de Damião), Jorge Torres (Jorginho), Alexandre Evangelista, primeira dama Maninha Leite e a diretora do Hospital e Maternidade Abel Belarmino de Amorim (HMABA), Indalecia, receberam o deputado estadual Souza que, na ocasião, anunciou ter apresentado uma emenda parlamentar que beneficiará aquela unidade hospitalar.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Celinho, Indalécia, Souza, Waldênio, Dodó, Alexandre, Maninha, Éder e Jorginho

"Nossa gestão é uma gestão voltada para todos os alminoafonsenses e iremos dia após dia receber e buscar parcerias com aqueles que se dispõem a ajudar o nosso município. Nesse momento agradeço ao deputado Souza pela grandiosa ajuda, que vai ser de extrema relevância para atender cada vez melhor o nosso povo", disse o Prefeito Waldneio Amorim naquele ato. 

FRUTUOSO GOMES: PREFEITURA FAZ A TRADICIONAL ENTREGA DO PEIXE DA SEMANA SANTA

 A prefeitura de Frutuoso Gomes, em conjunto com as secretarias da Assistência Social, Educação e Saúde, está realizando nestes dias que vivenciamos a Semana Santa, a tradicionalíssima entrega do chamado "peixe" para as famílias frutuosogomenses.
Tanto os residentes na zona urbana, como zona rural, estão sendo beneficiados pelo kit que chamam de "kit pascoal", tendo em vista ser na época da Páscoa.
Ao todo foram distribuídos aproximadamente 1.200 kg de pescados, no intento de proporcionar o almoço da Sexta-feira Santa acompanhado pelo peixe, tendo em vista que é tradição não comer carne de outras espécies naquele dia.
A ação pretende beneficiar milhares de famílias com a distribuição descentralizada, objetivando atender a população de modo mais próximo das residências, com pontos de entrega na zona urbana e rural.
A prefeita Jandiara Jácome, acompanhado das secretárias Madalena Torres, Évillis Gabriela e Gorete Torres participou ativamente da distribuição dos peixes e aproveitou o momento para destacar a participação dos pescadores do município nesta parceria. "Preciso ressaltar a oportunidade de serviços que a prefeitura disponibiliza durante esse período, para que muitos trabalhadores possam ganhar algum recurso através de nossas parcerias. O pescado adquirido pela prefeitura, é todo cobrado de pescadores de nossa Frutuoso Gomes. Essa ação, além de trazer benefícios a população, faz o dinheiro girar em nossa própria cidade. tenho alegria em puder ver o governo municipal colaborando com todos, como vejo aqui, neste momento", disse Janda Jácome. 
Uma das donas de casa que recebeu o "kit pascoal", ouvida pelo blog, disse o quanto é satisfatório ter a certeza de que no almoço de sexta-feira o peixe está assegurado: "Muitos podem pensar que é algo simples. mas lhe digo que não. para nós que temos muita condição, a sexta-feira tendo o peixe, torna o almoço em família mais alegre", afirmou.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Paulista foragido envolvido com homicídios e roubo a banco é preso no RN

 Paulista foragido envolvido com homicídios e roubo a banco é preso no RN
FOTO: PC/ASSECOM
Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), em ação conjunta com o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) da Polícia Civil de Pernambuco, prenderam Paulo Felix de Moura, conhecido por “Paulista”, 57 anos, na noite dessa segunda-feira (15). O foragido, que é natural de São Paulo, foi preso quando estava na cidade de Brejinho.
Paulo Felix de Moura foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da Comarca da Ilha de Itamaracá, Pernambuco. “Paulista” já foi preso no Carandiru, nos anos 80, devido a um roubo a banco, cometido em São Paulo. Depois foi recambiado para Pernambuco, onde foi solto. Porém, ele cometeu outras infrações penais no Estado e atualmente responde a cinco processos.
Em 2011, Paulo Felix de Moura praticou dois homicídios. Ele chegou a ser preso, mas fugiu em dezembro de 2014. A Polícia de Pernambuco informou à Polícia Civil do RN que o foragido estava morando na cidade de Brejinho, levando uma vida normal. Diante dos dados recebidos, a equipe da Deicor dirigiu-se até o município, conseguiu descobrir o local onde “Paulista” estava escondido, e efetuou a prisão.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Frutuoso Gomes -RN Prefeita Janda Jacôme prestigia governadora Fátima Bezerra em agenda na cidade de Apodi⁩

 A prefeita do município de Frutuoso Gomes , Janda Jacôme  em companhia da secretária De Agricultura  Elzinha Bezerra    , estiveram prestigiando a agenda da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra em solenidade no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) em Apodi.
Prefeita Janda Acompanhada  Francisca JalesElzinha Bezerra e Patrícia Alves Peixoto.

A governadora Fátima Bezerra veio fazer entrega de escrituras públicas para famílias de agricultores rurais dos municípios de Apodi e Campo Grande, como também a entrega de 70 freezers que fazem parte dos kits do Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta).

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Prefeitura divulga programação oficial do São João de Patos

Prefeitura divulga programação oficial do São João de Patos
A Prefeitura de Patos, através da FUNDAP, divulgou, nesta segunda-feira, dia 15, a programação oficial do São João 2019. O evento foi realizado no Fórum Miguel Sátyro com a presença do prefeito interino, Sales Júnior, de convidados, autoridades e população. Esse ano o festejo junino irá homenagear Pinto do Acordeon e Jackson do Pandeiro.
Quem não pode estar presente, acompanhou a divulgação do ‘Melhor São João do Brasil’ pelas plataformas digitais da Prefeitura, FUNDAP e São João.
Com o Fórum Miguel Sátyro lotado, o prefeito interino abriu a solenidade e em seguida foi exibido o vídeo com as atrações que irão passar pelo palco do Terreiro do Forró e demais espaços para as apresentações.
A programação do São João de Patos 2019 irá contemplar, além de shows, uma vasta programação cultural com: Vila São João; Arena Junina; Arrastão da Drilha; Festival de Quadrilhas; Arena das Quadrilhas; Passeio das Carroças; Corrida da Fogueira; Festival de Artes; Casamento Coletivo; Feira de Negócios; Concursos, São João Alternativos, Sol João na Praça e muito mais. São mais de 70 apresentações que movimentarão o período que mais aquece o comércio local resultando na geração de emprego e renda.
Confira as atrações:
No Terreiro do Forró:
19/06: Pinto do Acordeon, Fulô de Mandacaru, Gabriel Diniz, Mano Walter
20/06: Pedro Carpelli, Rodolfo Lopes, Matruz com Leite, Xand Avião
21/06: Hudy Show, Wesley Stoni, Forró da Macambira, Márcia Fellipe, Leo Magalhães
22/06: Sanara Show, Forró do Precateado, Márcio Diniz, Jonas Esticado, Matheus e Kauã
23/06: Fonte de Água Viva, Ministério Renascer, Adriana Arydes

Santa Gertrudes:
13/07: Ítalo e Banda, Aécio Flávio, Forró do Dono, Vicente Nery
Vila São João:
18/06: Lívia Valéria, Helô Wanderley
19/06: Forró Beleza, Xote no Estilo
20/06: Trio Quentura do Forró, Forró da Mariah
21/06: Renato Marinho
22/06: Teinha do Forró, Adriano Sousa e Banda
23/06: Trio Turerê, Dérreis e Dedé de Heleno

Arena Junina:
19/06: Zenildo do Acordeom
20/06: GR Show
21/06: Elsio e Trio Forroteria
22/06: Trio Compasso do Forró
23/06: Kelani Lima

Coretinho:
19/06: Sarah Kimberly
20/06: Forró da Ensaio
21/06: Adriano Maia
22/06: Phillip Meira

Volume da Armando Ribeiro Gonçalves já ultrapassa sua melhor situação comparado ao mesmo período de 2018; veja como estão reservatórios no RN

Volume da Armando Ribeiro Gonçalves já ultrapassa sua melhor situação comparado ao mesmo período de 2018; veja como estão reservatórios no RN

Foto: Bruno Andrade
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN, monitora 47 reservatórios com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos de água, responsáveis pelo abastecimento dos municípios potiguares. O relatório da situação volumétrica divulgado nesta segunda-feira (15) indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, está acumulando 743.288.000 m³, percentualmente, 30,97% da sua capacidade. Para efeitos comparativos, no mesmo dia, em abril de 2018, a ARG, acumulava 373.459.133 m³, ou 15,56% do seu volume total.
O volume atual da Armando Ribeiro Gonçalves ultrapassa sua melhor situação em 2018, quando atingiu 29,57% da sua capacidade. “Ainda temos mais um mês e meio até o final efetivo da quadra chuvosa, o que nos dá a perspectiva que a Armando Ribeiro Gonçalves consiga terminar esse período em situação muito superior à do ano passado. Como ela corresponde a quase metade das reservas hídricas totais, nos dá uma maior tranquilidade para garantir o abastecimento dos municípios potiguares até o inverno de 2020, sempre com o controle de gestão das águas, mas em condições melhores que nos últimos quatro anos”, afirma Caramuru Paiva, diretor-presidente do Igarn.
As reservas hídricas superficiais totais do RN, que correspondem ao acumulado de todos os reservatórios monitorados pelo Instituto nas bacias hidrográficas estaduais, atualmente, acumulam 1.330.697.653 m³, percentualmente, 30,16% dos 4.411.787.259 m³ totais. No mesmo período do ano passado, as reservas totais do Estado acumulavam 784.784.146 m³, ou 17,79% da sua capacidade. Ainda para efeitos comparativos, ao final da quadra invernosa de 2018, reservas hídricas somavam 1.390.676.793 m³, 31,57% da sua capacidade.
Dos reservatórios monitorados, 8 permanecem em volume morto, o que corresponde a 17,02% dos mananciais monitorados. Já os açudes que ainda permanecem secos são 6, o correspondente a 12,76% das barragens potiguares. No mesmo dia de 2018, os reservatórios em volume morto eram 10, correspondentes a 21,27% do total de monitorados. Já os secos eram 4, percentualmente, 8,51%.
Segundo maior reservatório estadual, com capacidade para 599,712 milhões de metros cúbicos, a barragem Santa Cruz do Apodi, está acumulando 153.482.705 m³, percentualmente, 25,59% da sua capacidade. Em 2018 ela estava com 144.561.910 m³, ou 24,11% do seu volume total.
O açude Umarí que possui capacidade para 292,813 milhões de metros cúbicos, está com 120.858.921 m³, percentualmente, 41,28% do seu volume total. Já no mesmo período do ano passado o manancial estava com 48.507.691 m³, ou 16,57% da sua capacidade total.
Entre os reservatórios monitorados, cinco já atingiram 100% das suas capacidades, ou seja, “sangraram”, são eles: Beldroega, em Paraú; Mendubim, em Assú; Pataxó, em Ipanguaçu; Encanto, localizado em Encanto; e Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz. Outros mananciais já estão com volumes acima dos 70% de suas capacidades, casos de: Marcelino Vieira, com 91,69%; Rodeador, em Umarizal, com 83% e Apanha Peixe, em Caraúbas, com 75%.
Entre os reservatórios que estão em volume morto, estão: Itans, em Caicó; Pau dos Ferros; Cruzeta; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Esguicho, em Ouro Branco e Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz. Já os secos são: Santana, em Rafael Fernandes; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Dourado, em Currais Novos; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará e Japi II, São José do Campestre.

sábado, 13 de abril de 2019

Souza visita Frutuoso Gomes prestando contas das ações a favor do povo e entrega de novas emendas


Neste sábado, (13) to deputado Souza teve a grata satisfação de visitar o Município de Frutuoso Gomes, ao lado da prefeita Janda, vice Bebé, vereadores, secretários e comunidade.

Na oportunidade prestamos contas das ações do nosso mandato a favor do povo frutuosogomense e fizemos a entrega de novas emendas que resultarão em novos benefícios para a população.

Em seguida Souza visitou o hospital do Município, onde parabenizou a administração municipal por ter construído e equipado uma unidade hospitalar digna de elogios por tudo que presenciamos nessa visita.

Na oportunidade, o deputado visitou as obras da E. E. Frutuoso Gomes, “Liguei para o secretario Fernando Mineiro que nos informou que estará fazendo uma nova reunião com as empresas para fazer a adequação do calendário de andamento e conclusão das obras”. Disse o parlamentar.

Gilmar pede e habeas corpus de Lula irá a sessão presencial no STF

Gilmar pede e habeas corpus de Lula irá a sessão presencial no STF
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu destaque no julgamento de um habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que começara a ser realizado no plenário virtual da Segunda Turma. Com o pedido de destaque, o caso será levado à sessão presencial do colegiado. Ainda não há data.
A Segunda Turma do STF é formada pelos ministros Gilmar, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Edson Fachin, relator do habeas corpus. O pedido de destaque é desta sexta-feira (12).
A defesa de Lula pediu ao Supremo um habeas corpus contra decisão monocrática (individual) do ministro Felix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou prosseguimento ao recurso do petista naquela corte. O recurso tenta reverter a condenação no caso do tríplex de Guarujá (SP).
Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Justiça Federal em Curitiba e pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que fixou a pena em 12 anos e um mês de prisão. Ele cumpre a pena há um ano, depois de ter sido condenado na segunda instância.
Os tribunais superiores (STF e STJ) ainda não analisaram recursos de Lula contra a condenação, apenas pedidos de soltura formulados por sua defesa, que sempre foram negados.
No pedido de habeas corpus que vai a julgamento na Segunda Turma, a defesa pleiteia a anulação da decisão individual de Fischer que negou o prosseguimento do recurso no STJ. Para a defesa, a apreciação do recurso deveria ter sido colegiada, na Quinta Turma do STJ.
No próprio STJ os advogados do petista também contestaram a decisão de Fischer, por meio de um recurso interno chamado agravo. Esse recurso deverá ser julgado pela Quinta Turma.
Caso o STF não anule a decisão individual de Fischer, reabrindo no STJ o recurso, a defesa pede para poder participar do julgamento do agravo naquele tribunal, com direito a fazer sustentação oral.
Nesse mesmo habeas corpus, a defesa ainda requer a liberdade de Lula a partir da anulação da sentença nas instâncias inferiores, sob o argumento de que há uma incompatibilidade entre a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal e a condenação imposta pelo ex-juiz Sergio Moro.
De acordo com a defesa, o Ministério Público apontou três contratos específicos da Petrobras que estariam relacionados ao pagamento da vantagem indevida (o tríplex) pela OAS. Já a condenação, ainda segundo a defesa, diz que não é possível determinar de quais contratos saiu a propina, porque havia um caixa único de recursos ilícitos do PT.
“Com efeito, enquanto na denúncia se afirma que a vantagem indevida seria proveniente dos contratos da Petrobras, a sentença consignou que não há relação entre os referidos contratos e a suposta vantagem indevida recebida por meio dos investimentos da OAS Empreendimentos no tríplex”, alegaram os advogados.
A Segunda Turma do STF já começou a julgar um outro pedido de habeas corpus do petista, mas o julgamento foi interrompido, em dezembro passado, por um pedido de vista de Gilmar.
Naquele caso, a defesa argumentou que o processo do tríplex deveria ser anulado devido à falta de imparcialidade de Moro —que, depois de condenar o ex-presidente, aceitou ser ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (PSL), adversário do petista.
Antes do pedido de vista naquela ocasião, os ministros Fachin e Cármen Lúcia votaram por negar o habeas corpus. Não há data para a Segunda Turma retomar essa discussão.

Folhapress

Filho mata pai em Almino Afonso/RN


O senhor José Ferreira dos Santos, conhecido por "Zé Galego" (foto), de 68 anos, aposentado, foi assassinado pelo filho, Roberto, de 41 anos, após uma discussão na residência da vítima, na Rua João Linhares S/N, no bairro Francisco Godeiro Carlos (Açude) em Almino Afonso/RN. A vítima ainda foi levada para o hospital do município, onde foi constatado seu óbito.


A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo SubTen Klevson Pereira, pessoas em pé

Por volta das 05:45 horas de hoje (13/04/2019), no Sítio Caetano, na zona rural de Almino Afonso/RN, o sargento Jenner e o Cabo César, comandados pelo Sub Tenente Klevson Pereira e com o apoio do GTO de Patu/RN (Sargento Armendes cardoso, Cabo Renê e Soldado Alves), prenderam o individuo "Roberto de Zé galego", o autor do crime.

Detran potiguar foi notificado judicialmente e suspende cobrança de taxa de bombeiros.

Detran potiguar foi notificado judicialmente e suspende cobrança de taxa de bombeiros.
Imagem relacionada

Hum...!Fim desse  absurdo...! Pois é,  o  Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte,  foi notificado judicialmente e vai suspender a Taxa do Corpo de Bombeiros, que tem sido cobrada junto com o IPVA deste ano para o licenciamento dos veículos. O órgão informou ao G1 que a intenção é de que a taxa apareça como suspensa e deixe de ser cobrada. O Governo do Estado já havia sido notificado através da Procuradoria Geral do Estado (PGE) no período em que a decisão judicial sobre a suspensão foi tomada pela Justiça. Na sexta-feira (05/04), a PGE se reuniu com o Detran;RN e comunicou sobre a liminar, o que fez o órgão de trânsito decidir pela suspensão da cobrança da Taxa dos Bombeiros. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte(TJRN), já  havia determinado a suspensão da Taxa dos Bombeiros no dia 13 de março deste ano, o que atendeu um pedido do Ministério Público, ainda em janeiro. Apesar da decisão liminar, o Detran seguiu com a cobrança e alegou não ter sido notificado oficialmente. O Governo do Estado ainda pode recorrer da decisão. A taxa cobrada era de R$ 15,00 para motocicletas, R$ 25,00 para carros de passeio, R$ 40,00 para coletivos urbanos e rodoviários, como ônibus e semelhantes, R$ 50,00 para transporte de carga não perigosa e R$ 80,00 para os de carga perigosa. Alguns condutores já pagaram a taxa por conta da data de vencimento imposta no IPVA. Nesta etapa do processo, o que foi atendido está relacionado ao pedido cautelar do Ministério Público que suspende os efeitos da lei que determina a cobrança. Como o mérito da ação ainda não foi analisado pela Justiça, o contribuinte que já pagou a taxa ainda não pode pedir a devolução do valor até que a questão seja resolvida definitivamente. Caso no julgamento do mérito a cobrança seja declarada inconstitucional, quem já pagou poderá entrar com uma ação de repetição de indébito, solicitando o reembolso. A análise da matéria, pelo colegiado de desembargadores, ainda não tem data para acontecer, segundo o TJRN. A Taxa dos Bombeiros passou a valer em 2019 e o Estado estimava uma receita de R$ 20,4 milhões.


Fonte:  G1 RN

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Jornalistas são lembrados por deputados em sessão solene

Jornalistas são lembrados por deputados em sessão solene
O trabalho de 24 profissionais da imprensa potiguar foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em sessão solene para lembrar o Dia do Jornalista (7 de abril).
O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), às 9h, no plenário da Casa.
Carol, Vonúvio, Leonardo e Sara receberam homenagens de deputados da região de Mossoró (Fotos: cedidas)
Cada deputado indicou um homenageado, de diferentes áreas e regiões do Rio Grande do Norte.
O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) foi propositor da solenidade, junto ao deputado Kelps Lima (SDD).
Rominna Jácome, Ciro Marques, Guia Dantas, Elias Medeiros, Michelle Rincon, Alexandre Mulatinho, Eduardo Maia, Liszt Madruga, Lídia Pace, David Freire, Larisse de Souza, Rosemilton Silva, Carol Ribeiro, Danilo Sá, Vonúvio Praxedes, Vicente Neto, Celia Freire, Luciano Almeida, Anna Alyne Dias da Cunha, Allan Darlyson, Gustavo Negreiros, Eugênio Bezerra e Sara Cardoso receberam a honraria do Poder Legislativo estadual. O jornalista Milton Marques será lembrado in memoriam.
Nota do Blog – Aplausos aos lembrados agora, aos que o foram anteriormente e antecipadamente àqueles que serão adiante. Para boa parte de nós, essa não é apenas uma profissão, mas apostolado.
Particularmente, assinalamos a lembrança de Carol Ribeiro (homenageada por Isolda Dantas-PT), Vonúvio Praxedes (por Souza Neto-PHS), Milton Marques, representado pelo cinegrafista Leonardo Melo (por Allyson Bezerra-Solidariedade) e Sara Cardoso (Bernardo Amorim-Avante).
Sucesso, caríssimos!

‘Não sou economista’, diz Bolsonaro sobre decisão de intervir na Petrobras e cancelar aumento do diesel

‘Não sou economista’, diz Bolsonaro sobre decisão de intervir na Petrobras e cancelar aumento do diesel
Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Um dia após a Petrobras desistir de aumentar o preço do diesel, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não defende práticas “intervencionistas” nos preços da estatal, mas pediu uma justificativa baseada em números. Bolsonaro disse que telefonou para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.
“Liguei pro presidente, sim. Me surpreendi com o reajuste de 5,7%. Não vou ser intervencionista e fazer práticas que fizeram no passado, mas quero os números da Petrobras, tanto é que na terça-feira convoquei todos da Petrobras para me esclarecer por que 5,7% de reajuste, quando a inflação desse ano tá projetada para menos de 5%”, afirmou o presidente nesta sexta-feira (12), durante inauguração do novo terminal de passageiros no Aeroporto Internacional de Macapá.
“Se me convencerem, tudo bem, se não me convencerem tudo bem. Não é resposta adequada para vocês, não sou economista, já falei. Quem entendia de economia afundou o Brasil, tá certo? Os entendidos afundaram o Brasil”, completou Bolsonaro.
O presidente declarou que está preocupado com os caminhoneiros, que em maio do ano passado mantiveram bloqueios em rodovias por todo o país e causaram uma série de problemas de abastecimento. O principal motivo para a paralisação foi a alta do diesel.
“Estou preocupado com o transporte de cargas, com os caminhoneiros, são pessoas que fazem o transporte de cargas, de riquezas, Norte a Sul, Leste a Oeste e tem que ser tratado com o maior carinho e consideração (sic). Nós queremos um reajuste, reajuste não, um preço justo para o óleo diesel”, afirmou Bolsonaro.
Ele disse ainda que quer conversar com a Petrobras sobre a política de preços.
“Nós sabemos que a Petrobras não é minha, é do povo brasileiro. E eu quero conversar com eles sobre a política de preços, quanto custa o barril de petróleo tirado no Brasil, quanto custa lá fora, onde nós refinamos, com que preço, a que custo.”
Bolsonaro também criticou os impostos estaduais e disse que é preciso “mostrar à população que o ICMS é altíssimo, tem que cobrar de governador também, não só do presidente da República”.
“Então, essa política, de cada vez impostos mais altos, para tirar cada vez mais do posto de combustível, nós temos que ver, porque o Brasil não pode continuar nessa política de preços altos, mas não pelo ‘canetaço’ ou por imposição do chefe do Executivo.”
Recuo por decisão do presidente
Nesta quinta-feira (11), a Petrobras anunciou que aumentaria em 5,74% o preço do diesel nas refinarias, que passaria de R$ 2,1432 para R$ 2,2662 no dia seguinte. Ainda na quinta, a estatal recuou da decisão por determinação de Bolsonaro. O valor de R$ 2,1432 é o mesmo praticado desde 22 de março.
Em comunicado, a companhia informou que “em consonância com sua estratégia para os reajustes dos preços do diesel divulgada em 25/3/2019, revisitou sua posição de hedge e avaliou ao longo do dia, com o fechamento do mercado, que há margem para espaçar mais alguns dias o reajuste no diesel”.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse na quinta que o diesel é importante para os caminhoneiros e afirmou que um reajuste maior seria um “solavanco” na economia.
Reajuste mais longo
Em 26 de março, a Petrobras anunciou que os preços do diesel passariam a ser reajustados por períodos não inferiores a 15 dias. Com isso, a companhia abandonou, somente para o diesel, o formato usado desde 3 de julho de 2017, que previa reajustes com maior periodicidade – inclusive diariamente.
No fim de 2018, o governo anunciou o fim do programa de subsídios lançado após a greve dos caminhoneiros. A proposta tinha sido criada como uma resposta ao movimento grevista.
G1

Instabilidade climática continua e provocará chuvas em todas as regiões do estado neste fim de semana; veja previsão da Emparn

Instabilidade climática continua e provocará chuvas em todas as regiões do estado neste fim de semana; veja previsão da Emparn
Reprodução: Emparn
Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) alerta para continuidade de pancadas de chuvas em todas as regiões do estado durante o fim de semana em decorrência da instabilidade climática com a presença da Zona de Convergência Intertropical.

Morar na Lua? Projeto cria condições para que logo seja possível

Morar na Lua? Projeto cria condições para que logo seja possível
Projeção da visão da Terra a partir da aldeia a ser criada no polo sul da Lua Foto: (Divulgação)
Se a ideia de morar na Lua povoava os sonhos de nossos pais e avós, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. A empresa de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM) apresentou uma proposta para criar uma comunidade permanente: a Moon Village (Aldeia da Lua), “o primeiro assentamento humano permanente na superfície lunar”.
A iniciativa vem sendo desenvolvida junto à Agência Espacial Européia (ESA) e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pretende resolver uma série de problemas que atualmente impedem os humanos de se mudarem para lá.
“A Aldeia da Lua deve ser capaz de sustentar a vida humana em um cenário inabitável. Temos que considerar problemas sobre os quais ninguém pensaria na Terra, como proteção contra radiação, diferenciais de pressão e como fornecer ar respirável. O projeto apresenta um desafio completamente novo para o campo do design arquitetônico”, disse o parceiro de design da SOM, Colin Koop.
O plano é levar cápsulas infláveis pressurizadas – que abrigariam espaços de trabalho, residências, controle ambiental e sistemas de suporte à vida – e se instalar na borda da Cratera Shackleton, perto do Pólo Sul da Lua, que recebe luz do dia contínua durante todo o ano lunar.
Na parceria, eles utilizam seus conhecimentos para completar o projeto: a empresa supervisionou arquitetura, engenharia, planejamento urbano e design sustentável; a ESA forneceu a especialização do Centro Europeu de Astronautas e do Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial; e o MIT envolveu o departamento de engenharia aeroespacial da faculdade.
Os módulos infláveis têm proteção para torná-los resistentes a temperaturas extremas, projéteis, poeira e radiação solar e poderiam se expandir para três ou quatro andares, aumentando o espaço vital no futuro. A água, localizada em depressões perto do Pólo Sul e congelada, seria extraída para criar ar respirável, além de funcionar como propulsor de foguetes para o transporte e apoio de atividades industriais.
A proposta se encaixa no plano estratégico da NASA de “estender a presença humana mais profundamente ao espaço e à Lua para uma exploração e utilização sustentável a longo prazo”.
Globo, via Casa Vogue