quinta-feira, 21 de março de 2019

MDB diz que Justiça tem postura ‘açodada’; líderes do PSL e oposição defendem prisão de Temer

Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo/25-10-17
O MDB divulgou uma nota em que lamenta do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco nesta quinta-feira pela Operação Lava-Jato do Rio. A legenda, a qual os dois são afiliados, classifica a postura do Poder Judiciário como “açodada” (ou seja, acelerada) e afirma que o inquérito em que se baseia o pedido de prisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, não havia demonstrado irregularidade por parte de Temer e Moreira Franco.
“O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”, diz a nota divulgada pelo partido.
PSL e oposição elogiam
O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), divulgou um vídeo elogiando a prisão.
— O Brasil está mudando realmente. A justiça será para todos. Uma grande expectativa para o povo brasileiro. Neste momento com a prisão do ex-presidente Michel Temer, e possivelmente de alguns dos seus ministros, nós estaremos dando a certeza à população de que estamos no caminho da lei ser cumprida. Tem que passar a limpo o país. Cadeia para todos aqueles que dilapidaram o patrimônio do brasileiro e envergonharam a política. Neste momento tem que pagar sim, na justiça. Não interessa se era ex-presidente, ministro, do poder executivo, do legislativo e do judiciário, daí nosso interesse na CPI da Lava-Toga — afirmou o senador.
O líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), concedeu uma entrevista sobre o tema na Câmara. Ele defendeu a medida de prisão, destacando que a Casa por duas vezes impediu o andamento das investigações contra o ex-presidente.
— A Justiça está sendo feita com aqueles que desviaram recursos públicos — disse Molon.
O líder do PPS, Daniel Coelho (PE), divulgou nota sobre o tema. “Os resultados desta nova etapa da Lava Jato demonstram, mais uma vez, que ninguém, absolutamente, ninguém, está acima da Lei vigente deste país. A Justiça mostra que não tem partido, nem viés ideológico. Na nossa avaliação, a Força-tarefa continua se pautando pela materialidade das provas colhidas, sem agir pela seletividade dos seus alvos”, diz o líder do PPS.
‘Cheiro de prisão arbitrária’
A líder da minoria, Jandira Feghali (PC do B-RJ), defendeu punição aos que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que foi sucedido por Temer, mas disse ver “cheiro de prisão arbitrária” na prisão.
— Estranheza pelo momento. E nós continuamos defensores do processo legal. Delação não é prova. Mas todos acompanhamos o golpe e esses precisam ser punidos. Agora, só concordamos com prisão de acordo com o processo legal. Tem cheiro de prisão arbitrária — disse Jandira.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comemorou a prisão em suas redes sociais e alfinetou o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Hoje o povo brasileiro poderá dormir aliviado: Temer e Moreira Franco estão na cadeia, onde deviam estar há muito tempo e de onde jamais deveriam sair! Espero que a decisão não seja desfeita pelo ministro Gilmar Medes antes do fim do dia”.
A senadora Eliziane Gama (PPS-MA) também fez publicação favorável à prisão nas suas redes: “Como deputada federal votei duas vezes pela abertura de inquérito para investigar o ex-presidente Michel Temer. Sabíamos já aquela época que havia muitos passivos judiciais contra o presidente. Agora a justiça brasileira começa a tratar como delinquente quem tem delito”.
O Globo
Previous Post
Next Post

About Author

0 comentários: